Destaque

Fechamento de arquivo para impressão em Gráfica

Fechamento de arquivo para impressão em Gráfica

2018-02-25 18:47:00

Total de acessos neste artigo: 1046




Nos processos de criação de um layout, o profissional deve seguir alguns costumes e tendências de mercado, porém não servem como regras a serem seguidas, o que importa mesmo nessa etapa é o resultado satisfatório para com o cliente. ...

Após ter sido feita a criação e aprovação pelo cliente, está na hora de enviar o que deverá ser impresso para a gráfica. Seja uma copiadora, gráfica rápida ou uma indústria gráfica, o processo de fechamento, envio e impressão do layout seguirá padrões e regras de mercado, e é tarefa do profissional que criou esse layout tomar as devidas precauções no momento de encerrar seu trabalho.



Boas práticas para o fechamento de um layout:

1. Arte Final:

Procure utilizar um programa específico para a criação do layout, tais como Corel Draw, InDesign, Ilustrator, Freehand, QuarqXpress, etc...

Se atente ao tamanho final fidelizado com a sangria utilizando marcas de corte, que serão usadas como referência no momento do acabamento final.

Para trabalhar com fontes, varia de programa para programa utilizado na criação, porém se certifique que esteja enviando o link das fontes embutidas quando possível ou que elas estejam em curvas.

As cores devem sempre seguirem o padrão CMYK ou em alguns casos escalas como a Pantone®. Procure sempre tirar provas coloridas para acompanhar o tom das cores fora do brilho do monitor.

As imagens devem estar todas em BITMAP com no mínimo 300dpi, para garantir uma boa resolução e encaixe das cores no processo de impressão.

2. Arquivo:

A extensão mais utilizada e recomendada é o PDF, gerado no formato X-1A, que garante a maior fidelidade nas informações do arquivo. Porém quando não for possível gerar um PDF da arte-final, utilizar preferencialmente o JPG, isso evita que fundos transparentes façam parte da impressão o que pode trazer problemas no processo de produção. A resolução deve ser no mínimo em 300dpi, mantendo o tamanho final que será impresso e cortado.


É isso ai pessoal, essas são apenas algumas dicas, mas lembre-se, você é que faz a maior diferença na qualidade e satisfação do cliente. Avante criativos :)

Nos diga o que achou do artigo:


Ruim
+ ou -
Bom
Muito Bom
Excelente!